Por que se preocupar com a qualidade das empilhadeiras do seu armazém?

Empilhadeiras não são todas iguais. Por mais que sejam máquinas muito parecidas, há uma grande variação entre fabricantes. E o que as diferencia, em muitos aspectos, é a qualidade, um conceito que vamos explorar neste artigo.

Se você é proprietário ou gestor de um armazém, qualidade das empilhadeiras é algo de grande impacto para o serviço prestado. Por isso, leia atentamente este artigo e entenda como a qualidade pode ser um fator chave na escolha da sua frota de empilhadeiras.

Qualidade das empilhadeiras

Empilhadeiras paradas são prejuízo certo. Elas são as máquinas fundamentais da movimentação de carga de um armazém. Logo, quando apresentam algum problema que forcem a sua parada, comprometem as operações como um todo. Este por si só já deveria ser um motivo para trabalhar apenas como empilhadeiras de qualidade. Mas há outros igualmente importantes que precisam ser observados em relação à qualidade dessas máquinas. Vamos a eles.

  • Desempenho – as empilhadeiras podem parecer iguais, mas não são. Cada modelo tem sua especificação técnica e é projetado para suportar determinadas cargas. Cabe ao fabricante desenvolver uma empilhadeira que esteja à altura do desafio do armazém. Ter um bom desempenho na movimentação de cargas é o que se espera de um equipamento de qualidade. 
  • Ergonomia – é a relação do ser humano com a máquina. Empilhadeiras de qualidade são desenvolvidas de modo a tornar essa relação fluente. É importante que uma máquina seja ergonômica porque, além de facilitar todo o seu manuseio, garante a integridade do operador. No longo prazo, ela evita lesões repetitivas e afastamento das pessoas do trabalho.
  • Segurança – item número um que deve ser observado em um armazém. Sem empilhadeira de qualidade não há segurança nas operações. Máquinas com peças de qualidade duvidosa e montagem malfeita podem expor todos a acidentes graves em um armazém. Investir em boas empilhadeiras é dar crédito à segurança e à diminuição de acidentes.
  • Produtividade – este é um ponto crítico das operações logísticas. Para aumentar a produtividade, é necessário pessoas capacitadas e equipamentos de alta performance que deem conta dos desafios. Empilhadeiras de qualidade impulsionam o trabalho com mais velocidade, eficiência e segurança, contribuindo sobremaneira para a produtividade.

Desenvolvimento e fabricação

Os pontos discutidos acima são bem importantes para o desenvolvimento e a fabricação de empilhadeiras. Os projetos são feitos para atender à demanda da indústria e dos armazéns. Para tanto, a fabricação deve ser bem-feita, com maquinários modernos e engenharia de ponta. Cabos, peças, mangueiras, pneus, etc., tudo deve passar por um rigoroso controle de qualidade para que o produto final saia com a qualidade desejada e esperada pelos compradores.   

Serviço de qualidade

A qualidade não pode ser resumida à fabricação e ao manuseio das empilhadeiras. A elas deve ser associado um serviço de manutenção efetivo que permitam seu uso no mais alto padrão. Os desgastes normais do uso precisam ser compensados com uma análise acurada do estado da empilhadeira assim como a troca de peças e fluídos sempre que necessário. A manutenção das empilhadeiras é um serviço de garantia das máquinas, que são adquiridas pela promessa da sua qualidade. Minimizar a manutenção pode comprometer as operações em um armazém.

Qualidade deve ser um guia básico para a escolha de uma frota de empilhadeiras de um armazém. Gestores precisam se preocupar com ela, uma decisão que vai muito além do preço. Empilhadeiras são máquinas robustas projetadas para operações pesadas. É justamente a sua qualidade que vai entregar um serviço logístico de acordo com as expectativas.Na Nigro, trabalhamos com fabricantes que prezam pela qualidade de suas empilhadeiras, além de prestarmos um serviço de manutenção de alto padrão. Entre em contato para conversarmos sobre soluções para a sua frota de empilhadeiras.