Conheça as principais estratégias de armazenagem para logística

Os armazéns e centros de distribuição são cada vez mais fundamentais para a lucratividade das empresas. Se um dia já foram um mero entreposto para a estocagem de mercadorias, hoje apostam na estratégia de armazenagem para melhorar processos e tornar a logística mais eficiente.

As estratégias de armazenagem oferecem diferentes modelos de trabalho para a montagem da operação logística, que incluirá estruturas de armazenagem, empilhadeiras, pessoal treinado e toda a infraestrutura necessária ao funcionamento do negócio. Vamos a elas.

Estratégias de armazenagem

As estratégias de armazenagem fazem parte de um olhar mais afinado para os locais de guarda e movimentação de materiais, que devem ser formatados segundo as necessidades das operações. Os layouts, portanto, devem ser desenhados de acordo com os sistemas de armazenagens que darão suporte à movimentação de carga da indústria ou do varejo.

Dessa forma, a escolha da estratégia de armazenagem vai depender do tipo de atividade da empresa e de suas necessidades logísticas. Elas são divididas da seguintes formas:

1. Estratégia de Forma

Trabalha no sentido da criação de produtos. Ou seja, a armazenagem está na base da transformação de matérias-primas no produto final. Desse modo, as partes são estocadas de maneira a serem unidas e formarem um determinando produto. 

2. Estratégia de Tempo

Como o nome já sugere, o tempo é estratégico para a armazenagem otimizar o tempo das operações dentro do armazém. Está associada à estratégia de posse, que comentaremos mais abaixo.

3. Estratégia de Lugar

O foco é a movimentação de partes na armazenagem. A locomoção dessas peças está no centro das atividades para se obter a eficiência desejada.

4. Estratégia de Posse

Diz respeito ao valor agregado ao produto no tempo em que ele esteve em posse do armazém sendo beneficiado. Como o tempo é essencial, ela é associada diretamente à otimização da estratégia de tempo. Como são cálculos complexos para mensurar o valor agregado, é necessário o auxílio de softwares para a implementação desse modelo.

A definição de estratégias de armazenagem está na ponta das tomadas de decisão da logística. Ela vai influenciar toda a cadeia, desde o layout do armazém até seu sistema de armazenagem, que já comentamos neste artigo aqui no blog.

Em resumo, os seis principais sistemas de armazenagem são:

  • Racks
  • WMS
  • Mezanino
  • Carrossel
  • Porta Pallets
  • Flow Rack

Cada um pode ser usado para dar vazão à estratégia de armazenagem e obter ganhos nas operações de movimentação de materiais e na logística em geral.

Se você achou este conteúdo esclarecedor, compartilhe em suas redes para que mais pessoas possam aprender sobre estratégias de armazenagem na logística.

Infográfico Raio X da Empilhadeira
Aprenda todas a peças e funcionamento de forma atualizada e prática!