Demonstração: como funciona a empilhadeira Paletrans PR20i

A empilhadeira PR20i é uma das mais modernas do Brasil e considerada a empilhadeira retrátil inteligente. Ela tem recursos que vão facilitar o trabalho do operador para aumentar a sua produtividade e beneficiar toda a cadeia logística a partir da sua eficiência.

Que tal entender um pouco mais da operação da PR20i? É a proposta deste artigo. Lei com atenção para captar todo o potencial de uso da máquina.

A empilhadeira PR20i

Já traçamos um perfil da PR20i aqui no Blog, vale a pena ler o artigo. É só clicar aqui. E se quiser vê-la na prática, basta assistir ao vídeo abaixo.

O operador e a máquina

Primeiramente, precisamos reforçar que a operação de empilhadeiras deve ser feita por profissionais certificados e qualificados. É uma força de trabalho imprescindível para aproveitar todo o potencial da máquina e comandá-la com segurança. Você pode entender mais sobre a formação do operador de empilhadeira neste artigo aqui que já escrevemos.

Pois bem, na PR20i, que é uma empilhadeira da linha warehouse, o operador trabalha embarcado, sentado na sua posição com o painel de controle à sua frente. À sua disposição, uma série de comandos eletrônicos e automatizados que são um dos diferenciais da PR20i e que a tornam uma verdadeira empilhadeira inteligente. Vamos conhecê-los.

1. Acionamento por fingertips

Menos esforço, mais automatização e mais eficiência. Assim é que trabalham os comandos de fingertips da PR20i. São quatro alavancas no painel de comando responsáveis por ajustar todos os movimentos da torre por acionamento eletrônico, sem a necessidade de alavancas mecânicas.

A elevação, o movimento lateral, a inclinação dos garfos e o avanço e recuo do retrátil são feitos por toque leves nos comandos por fingertips, trabalhando com ergonomia e o menor esforço.

Acionamento por firgertips

2. Tração elétrica

A movimentação da PR20i se dá por tração elétrica, sendo comandada por movimentos de pedais. Tanto o comando para frente quanto o de ré são acionados pelos pés do operador, em pedal ergonômico.

Pedais de controle de tração

3. Direção elétrica progressiva

A direção elétrica progressiva, que vem se popularizando na indústria automobilística, também está presente na empilhadeira PR20i. Ela permite um controle direcional muito macio, mas ao mesmo tempo seguro, uma vez que ajusta o “peso” do volante ao estado da operação. Assim, o volante dá uma resposta ao operador, que se mantém atento à tarefa sem perder a perspectiva de segurança.

A direção elétrica progressiva melhora a dirigibilidade e mantém melhor o controle da empilhadeira nas mãos do operador. 

Direção elétrica progressiva

4. Painel de controle digital

Toda a visualização do controle da empilhadeira PR20i se dá em um painel digital. Os modos de trabalho, a posição do volante, informações sobre bateria e imagens da câmera do garfo estão em tela sempre às vistas do operador. Ele tem uma visão panorâmica da máquina, pode fazer ajustes rápidos e checar e controlar seu trabalho em tempo real

Os comandos eletrônicos da PR20i, visualizados em painel digital, fornecem segurança e agilidade na movimentação de cargas com a empilhadeira.

Painel Digital

5. Programação

Ainda no painel, é possível programar até 10 níveis de elevação do garfo. Com esse recurso, o operador determina a altura de elevação da carga, e a empilhadeira fará o trabalho de forma automática depois do seu comando. Diminuem-se os movimentos repetitivos manuais, dá mais precisão à elevação e mais rapidez na movimentação da carga.

Se resta alguma dúvida sobre a PR20i, você pode acessar a página do fabricante e ter acesso à sua lâmina técnica e o manual de uso e peças. Você vai se surpreender com a qualidade desse equipamento e com o que ele pode trazer de benefícios para o seu negócio.Todo o potencial da empilhadeira PR20i está disponível para a sua empresa. Basta falar com um dos nosso representantes que teremos a satisfação de apresentá-la com mais detalhes para você. Entre em contato agora.