Guia rápido de empilhadeiras elétricas

Começamos este guia esclarecendo uma dúvida comum: você sabe o que é e para que serve uma empilhadeira?

Empilhadeiras são equipamentos que fornecem agilidade e praticidade para a área logística das empresas. Estas ferramentas servem para carregar, movimentar e, como o nome diz, empilhar materiais. Com uma empilhadeira, o trabalho dos funcionários do setor responsável por estas tarefas se torna muito mais fácil. 

Há diversos tipos de empilhadeiras: manuais, elétricas e movidas à combustão, e a principal diferença que existe entre elas, atualmente, diz respeito à fonte de energia que as movimenta. Hoje vamos abordar sobre a empilhadeira elétrica, qual fonte é usada para movimentá-la e quais os diferenciais da mesma.

Quer saber se esse tipo é o mais adequado para a sua empresa? Então, acompanhe!

Empilhadeira elétrica e seus diferenciais

A empilhadeira elétrica, como o seu próprio nome diz, funciona por meio de um motor elétrico, que é alimentado por uma bateria. Ela é um equipamento pequeno e compacto, mas que dá muita mobilidade ao seu operador, pois há um assento que deve ser ocupado por um profissional habilitado para realizar o transporte e o manuseio de mercadorias. Outros modelos oferecem espaço para o operador trabalhar em pé. 

Quanto à sua estrutura, existem dois garfos horizontais que são encaixados aos pallets de madeira e, com os comandos corretos, o trabalhador consegue elevar ou abaixar a carga, de acordo com as necessidades do transporte.

Onde é mais utilizada?

Esse tipo de empilhadeira, por suas características, é utilizado em todas as movimentações logísticas. É necessário apenas ter cuidados diferentes em cada aplicação, considerando o sistema de armazenagem, o layout e a experiência do operador.

Os supermercados e o centros de distribuição são bons exemplos de gestões que utilizam esse equipamento. É recomendável utilizá-lo em armazéns e indústrias que têm corredores pequenos e estreitos. Além disso, a empilhadeira elétrica é utilizada em ambientes com risco de explosão, já que ela não utiliza motor a combustão. Em outras palavras, qualquer situação que exige o transporte seguro de mercadorias por distâncias curtas pode se beneficiar do uso da empilhadeira elétrica.

Benefícios da empilhadeira elétrica

Existem diversos benefícios quanto ao uso desse tipo de empilhadeira, tanto em relação aos custos com a mesma, quanto com a agilidade que a mesma traz para a empresa, fazendo com que o trabalho feito seja muito mais produtivo. Três dos principais diferenciais são:

  • Otimização do local de trabalho;
  • Redução de custos;
  • Preservação do meio ambiente.

Esperamos que esse material tenha ajudado você a conhecer mais sobre esse tipo de empilhadeira, seus benefícios e, também, auxiliado na escolha mais assertiva do produto para a sua empresa.

A Nigro está pronta para te ajudar em qualquer escolha, seja ela compra e locação de empilhadeiras, ou, até mesmo, para a manutenção das mesmas. Sobre serviço e atendimento de qualidade a gente entende!