Saiba como reduzir os custos com serviços de manutenção de empilhadeiras

As empilhadeiras são máquinas usadas, principalmente, para carregar e descarregar mercadorias em paletes. Ou seja, trabalham constantemente com grande esforço. Como qualquer outra máquina, as empilhadeiras precisam de manutenção. Se ela for preventiva, melhor ainda, pois aumenta muito a vida útil de seu equipamento, mas não impede que haja danos que precisem de manutenção reparativa.

A manutenção preventiva consiste na limpeza, lubrificação, ajustes, pequenos reparos e verificações nas partes elétrica e hidráulica. Já a manutenção corretiva é onde ocorre a troca de peças danificadas e desgastadas.

Existem alguns itens que são mais recorrentes em relação à necessidade de manutenção, confira:

Correias

Pelo trabalho pesado do transporte de cargas, as correias são acessórios para empilhadeiras que devem estar em perfeito estado. Correias quebradas ou danificadas podem causar grande estrago. Por isso, certifique-se sempre de que seu funcionamento está correto.

Pneus

Os pneus de uma empilhadeira não são como os de carros: eles são maciços. Por isso, qualquer tipo de avaria pode prejudicar o seu funcionamento. Rachaduras, deformidades e desgastes são comuns e, por isso, deve-se sempre observar seu estado para trocá-lo momento adequado.

Cilindros

Os cilindros de direção, de elevação e de inclinação da torre são as peças mais exigidas nas empilhadeiras. É necessário observar se a camisa e a tampa estão em perfeito funcionamento. Se as hastes estão corretas, entre outros, que garantirão o bom funcionamento da máquina.

Arrefecimento

Por possuírem motor à combustão, os motores de empilhadeiras precisam que seu sistema de resfriamento esteja sempre funcionando perfeitamente. É muito importante verificar os níveis dos fluidos que retiram calor do motor e mantê-lo sempre em dia.

Freios

Um item muito importante são os freios, que devem ser checados com regularidade (quase que diariamente). Preste sempre atenção se estão funcionando bem. Caso contrário, busque imediatamente a manutenção corretiva.

Baterias

As baterias indicam quando há algo que não está funcionando corretamente ou quando sua carga está perto do fim. Por isso, ao realizar qualquer manutenção, faça um teste e veja se está tudo ok com as baterias.

O fato é que essas máquinas precisam de atenção especial, não somente para garantir bom funcionamento, mas também a segurança de seus operadores. Enquanto revendedores, nós, da Nigro, nos sentimos no dever de prestar este tipo de atendimento para nossos clientes.

Além de reparos e manutenção, oferecemos o serviço de Contrato de Manutenção de Empilhadeiras. Este contrato tem duração de 12 meses e garante a você serviços de manutenção e reparos exclusivos. Uma vantagem que só os clientes Nigro possuem.

Para saber mais, acesse nosso site aqui ou fale com a nossa equipe!