Você sabe a diferença entre empilhadeiras manuais e elétricas?

Primeiramente, devemos saber o significado de empilhadeira do tipo manual e do tipo elétrica, suas principais diferenças e como funciona cada uma, por isso, explicaremos ambas a seguir.

EMPILHADEIRA MANUAL

Empilhadeira manual é o termo a que se referem às empilhadeiras que são movidas pela força humana. Basicamente, são modelos de empilhadeiras que funcionam com a própria força humana, através de mecanismos hidráulicos, e ao sistema de roldanas, para tornar possível o carregamento de cargas sem a ação de motores de combustão ou elétricos.

Esse tipo de empilhadeira é a opção mais barata, mas também a que exige maior esforço físico por parte do operador, e isso ocorre por ser totalmente controlada pelo mesmo, não possuindo nenhum mecanismo de movimentação. Dessa forma, o tipo manual exige um maior nível de capacitação do operador, inclusive para evitar lesões por demasiado esforço.

  • Sistema de força

Sistema de Roldanas: o sistema de roldanas é o coração de uma empilhadeira manual. Ele permite que a força seja distribuída entre as roldanas, tornando o esforço de erguer uma carga apenas uma fração do que seria normalmente para um ser humano. A carga é erguida através de uma manivela ligada ao sistema de roldanas. Quanto maior o número de roldanas de uma empilhadeira manual, mais vezes a força será dividida, e menor será o esforço empregado no serviço.

  • Peças

Garfo: o garfo de uma empilhadeira são as parras que se acoplam aos pallets. A principal diferença entre uma empilhadeira manual e uma paleteira é o fato que a empilhadeira manual é capaz de erguer o garfo. A altura que cada empilhadeira consegue erguer seu garfo vai depender do modelo e da capacidade de carga da mesma.

Rodas:  empilhadeiras manuais possuem duas rodas móveis na parte traseira, pela qual a empilhadeira é dirigida, e na parte da frente, dois jogos, geralmente de rodas duplas, já que o esforço maior é exigido nesta parte da empilhadeira.

EMPILHADEIRA ELÉTRICA

A empilhadeira elétrica, diferente da manual explicada anteriormente, funciona por meio de uma motor elétrico ou bateria especial, e seu uso é indicado em locais fechados como depósitos, galpões, câmaras frigoríficas e armazéns, pois trabalham com combustível não poluente, uma vez que não soltam odores, fumaça ou qualquer tipo de contaminante. Além disso, o modelo alimentado com energia elétrica ocupa menos espaço, e possui torres mais altas, capazes de elevar cargas sobre paletes de polipropileno em até 12m de altura.

A empilhadeira elétrica, por sua vez, possui diversas qualidades, entretanto, a que se destaca é a sua versatilidade, ou seja, a facilidade que o operador tem para manobrá-la em espaços bastante reduzidos e, por esse motivo, esse modelo é um dos mais buscados por empresas de locação de empilhadeiras, pois se aplicam-se facilmente em pequenas e médias empresas, e aumentam, consideravelmente, a produtividade das mesmas.

MODELO IDEAL

Para escolher o modelo de empilhadeira ideal para a sua empresa, é necessário avaliar alguns pontos importantes que irão refletir, diretamente, na produtividade do seu negócio. Acompanhe abaixo, e saiba o que levar em conta na hora de escolher:

  • Investimento

Avalie bem o orçamento da empresa e adquira a empilhadeira compatível com ele. Empilhadeiras manuais, por exemplo, além de muito eficientes, representam custos mais baixos tanto de aquisição, quanto de manutenção, porém, pode reduzir a produtividade em comparação ao modelo elétrico.

  • Tipo de carga

É essencial escolher a empilhadeira que se adapta melhor à necessidade da empresa. Por exemplo, se há uma demanda por cargas maiores e um fluxo muito alto de deslocamentos, a empilhadeira elétrica pode ser a melhor alternativa, pois alia autonomia e performance em seu funcionamento.

  • Espaço

O espaço da empresa também deve ser considerado na hora da compra da empilhadeira, já que existem modelos que podem erguer cargas a mais de cinco metros de altura.

Empresas de qualidade

Procure comprar ou alugar suas empilhadeiras com empresas que garantem a qualidade e segurança em todos os equipamentos, evitando possíveis prejuízos para a sua empresa e acidentes por conta de falhas inesperadas.

Nós, da Nigro, buscamos sempre colocar qualidade e segurança como pontos primordiais ao oferecer nossos serviços e equipamentos. Por isso, conte com a gente para escolher a melhor opção para a sua empresa.

Saiba mais sobre, acessando nosso site.