Você sabe como fazer a manutenção preventiva de empilhadeiras??

O ritmo da produção de uma empresa é extremamente importante para ditar os resultados positivos da mesma e, por isso, todo e qualquer tipo de parada inesperada, entra para a conta de gastos e prejuízos, gerando desperdício de tempo. Para que isso não aconteça, ou, inevitavelmente aconteça com menos frequência, deve ser feita, periodicamente, a manutenção preventiva das empilhadeiras.

Quer saber o passo a passo para prevenir os danos do seu equipamento? Então, continue acompanhando!

Dicas de como fazer a manutenção preventiva

Toda e qualquer peça tem um tempo de vida útil estimado e é normal que, vez ou outra, algum imprevisto ocorra durante a utilização. Mas, para evitar que os danos se prolonguem e exija troca ou acarrete na perda da empilhadeira, é indicado que a manutenção esteja presente no cronograma de uso do equipamento.

Sendo assim, é preciso estar atento aos cuidados que esses equipamentos devem ter, para que seus operadores não sejam surpreendidos por paradas inesperadas nas atividades. A seguir, confira quatro dicas de manutenção para a sua empilhadeira:

  • DICA 1 – ANTECIPE MANUTENÇÕES 

Observe se a empilhadeira é utilizada por mais de oito horas diariamente ou se ela é usada em ambientes muito sujos. Para ambos os casos, a recomendação é antecipar a manutenção a fim de preservar o bom desempenho do equipamento.

  • DICA 2 – FIQUE ATENTO AO QUE DIZ O FABRICANTE

É preciso respeitar os intervalos recomendados pelo fabricante da empilhadeira, para fazer manutenções. A reposição de peças é primordial para estender a vida útil do equipamento.

  • DICA 3 – FAÇA VERIFICAÇÕES CONSTANTES

Qualquer irregularidade é sinal de alerta. Antes que eles apareçam, é importante que o operador da empilhadeira verifique sempre se existem vazamentos. Saiba também as condições dos pneus, garfos, protetores, mangueiras, correntes, nível de óleo, líquido do radiador, entre outros. A inspeção deve fazer parte da rotina.

  • DICA 4 – MANUTENÇÕES SÃO FEITAS POR QUEM ENTENDE

A reparação, seja preventiva ou pontual, deve ser realizada somente por profissionais capacitados no assunto. Reparações incorretas podem gerar risco à segurança do operador e danos à carga. Existem uma série de medidas importantes na hora de reparar a empilhadeira, como calçar as rodas e a fixação das partes móveis às partes não móveis. Cuidado!

Dê prioridade para empresas qualificadas!

Portanto, é preciso estar atento ao estado da empilhadeira, priorizando sempre a manutenção preventiva, evitando gastos desnecessários e ainda maiores, caso tenha que substituí-la por uma nova. Priorize também empresas com profissionais de qualidade, que garantem a entrega e eficácia de um serviço bem feito, assegurando que sua empresa não ficará empenhada em nenhum momento, consequentemente, garantindo a segurança e a produção do seu negócio e de seus colaboradores.

A Nigro é uma empresa experiente na área de empilhadeiras, atuando há mais de 20 anos no mercado e oferecendo toda a praticidade, excelência e segurança na manutenção, venda e locação de empilhadeiras.